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Informações Gerais 

 

O PROGRAMA AABB COMUNIDADE

A FENABB - Federação Nacional das AABBs, em caráter experimental, criou um projeto para receber a comunidade em sua sede de lazer em 3 cidades, dando início ao Programa Integração AABB Comunidade, em 1987. A Fundação Banco do Brasil em 1996, em parceria com a FENABB, expandiu o programa para mais 16 AABBs.

Na cidade de Santa Cruz do Sul/RS, as atividades com os alunos iniciaram-se em 1998, em parceria entre o banco do Brasil e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, atendendo 90 crianças. A Partir do ano de 2009 o programa passou a atender 300 crianças.

Hoje no Brasil o Programa já chegou a cerca de 400 municípios, 26 estados e o Distrito Federal.

 

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao longo da Educação Básica os estudantes devem desenvolver dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento.

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Assim, ao trabalhar os macrocampos, deve-se procurar desenvolver as seguintes competências gerais.

 

CONCEITO DO PROGRAMA

"O Programa Integração AABB Comunidade consiste em uma proposta de desenvolvimento social, realizada por meio de ações educacionais, desenvolvida nas AABBs, que integra família, escola e comunidade."

 

PÚBLICO DE INTERESSE

Crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos, de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica.

 

OS PRINCÍPIOS DO PROGRAMA

  • Ampliação da diversidade e da democracia;
  • Educação transformadora;
  • Educação para o trabalho;
  • Harmonia com as escolas;
  • Compromisso com o desenvolvimento integral e a dignidade da criança e do adolescente;
  • Proteção integral à criança e ao adolescente;
  • Competência do educador social;
  • Cuidado socioambiental;
  • Expansão e diversificação de espaços e tempos educativos;
  • Compartilhamento de boas práticas;
  • Gestão participativa e integrada;
  • Cultura digital.